Durante
o estágio foi possível acompanhar a três turmas dom 6º ano do 2º Ciclo do
Ensino Básico, na vertente de Matemática e Ciências Naturais. Eram no total 66
alunos.
Fonte da Imagem
As
três turmas eram bastantes homogéneas a nível comportamental, existia uma vasta
diversidade multicultural e étnica, que por vezes, gerava conflitos. Durante as
aulas os seus problemas comportamentais não permitiam que o professor
conseguisse transmitir conhecimentos e ensinar.
Foi
escolhido o filme "Entre les murs", com o nome original em português
a "A Turma", porque, é bastante semelhante os acontecimentos do filme
com a vida real dos alunos, podendo realizar-se atividades de Língua
Portuguesa, mas também, de mudança pessoal. Ao visualizarem o filme poderiam
alterar os seus comportamentos por acharem que estavam a ser uma barreira às
suas aprendizagens e que poderia haver consequências.
Fonte da Imagem
Título
original: Entre les murs
Lançamento:
30 de outubro de 2008 em Portugal
Duração:
128
min
Género:
Drama
Direção:
Laurent Cantet
Sinopse: François,
um professor, e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar no liceu
de um bairro problemático em Paris. Cheios de boas intenções, estão decididos a
não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação
aos seus alunos. As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem
dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de
divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu
difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um
professor pelo seu trabalho mal pago. François insiste numa atmosfera de
respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante
franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é
posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos. - Fonte da Sinopse
Público alvo:
Alunos do 6º ano do 2º Ciclo Ensino Básico, com idades entre os 10 e 13 anos.
As
atividades escolhidas foram pensadas nas turmas, pois, apresentavam dificuldades
de interpretação. Por exemplo, nos testes erravam várias questões por não
conseguirem interpretar as perguntas. Consequências de uma grande falta de
leitura e estudo. Para se realizarem as atividades teriam de ter visto o filme
por completo.
Atividade Escrita:
·
Realização de uma ficha com algumas
perguntas de desenvolvimento sobre o filme para reflexão;
·
As perguntas poderiam ser como o exemplo: “Qual
o personagem que mais te interessou, e porquê?”
·
Tem como objetivo trabalhar a
interpretação de questões colocadas e a leitura.
Atividade
Oral:
• Discussão
oral em grupo sobre o texto escolhido;
• Dramatização
de pequenos textos retirados do filme em grupo;
• Tem
como objetivo trabalhar a leitura e oralidade;
• Ajudava
a aproximar mais os alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário