segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Penso usar as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula?


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma realidade presente no quotidiano da população mundial. Estas vieram revolucionar a sociedade, proporcionando uma aproximação das pessoas com o mundo, através delas é possível saber o que se passa do outro lado do mundo em tempo real. é bastante comum ver-se em todo o lado telemóveis, computadores, tablets, entre outros aparelhos que permitem o acesso às TIC. Estas possuem bastantes benefícios quando são utilizadas com consciência, mas também poderão apresentar alguns riscos, como o roubo de identidade e furtos. Verifica-se então um fenómeno de globalização mundial que só é possível com a utilização frequente das TIC.
No que toca à utilização das TIC na educação, representa uma ferramenta muito importante para ser utilizada em sala de aula, pois possibilita uma aquisição de conhecimentos de forma apelativa e autónoma, que tem um grande interesse para as crianças, viso que estas estão habituadas a utilizar as TIC desde muito pequenas. As TIC valorizam o aumento do conhecimento e o domínio das línguas, que proporcionam uma maior interação entre a população, mas sim de aproximar as pessoas, também se apresenta como uma desigualdade de direitos. Mesmo sendo cada vez mais utilizadas, ainda existe uma parte significativa da população que não tem acesso, devido a questões económicas, mesmo as escolas, não têm condições para usar as TIC de forma regular. Segundo Figueiredo (2000), “O maior desafio dos novos media é (…) o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e coletiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade, não só da construção dos seus próprios saberes, mas também da construção de espaços de pertença onde a aprendizagem coletiva tem lugar.”, visto isto, as escolas adotaram a utilização de plataformas como o moodle, para partilhar conhecimentos entre eles, proporcionando uma aprendizagem construtiva. Apesar da autonomia proporcionada à criança, é necessário que o professor e os pais acompanhem e orientem as atividades com acesso às redes informáticas.
Na aprendizagem do português, as TIC tornam-se muito importantes, sendo bastante utilizada a ferramenta do word, que consiste num produtor de texto, onde os alunos podem realizar os seus trabalhos, desenvolvendo a expressão escrita através das correções que mostram ao aluno onde errou e como é a maneira correta de escrever. Os principais conteúdos que poderão ser abordados, utilizando esta ferramenta em sala de aula são, a acentuação e os parágrafos, podendo o professor propor uma atividade de produção de texto. Esta utilização vem resolver alguns problemas que os manuais escolares e as fichas impressas apresentam, visto que as TIC permitem que a criança explore diversas opiniões acerca de um assunto, o que estimula o pensamento critico e a autonomia.
Surge então uma consciencialização da importância das TIC, não só numa sociedade cada vez mais dependente das mesmas, mas também no processo de aprendizagem. Tendo em conta que a utilização das TIC se apresenta como um método de inclusão, então sim, devemos ter a consciência que é importante que seja utilizado em sala de aula com todos os alunos, mas principalmente no trabalho com crianças com necessidades especiais, sendo aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos alunos, segundo LOPES,R.;  RODRIGUES, F.; GRAÇA, M.;  MARQUES, A.P. (2013) “…em função de um desenvolvimento integrado numa perspectiva de educação permanente, entendemos a aquisição das técnicas e competências necessárias para trabalhar o mundo e comunicar com os outros.”, este método fará com que se aproximem dos restantes colegas, proporcionando um aumento da autonomia, um sentido de pertença, um aumento de conhecimentos e um grande desenvolvimento a nível social. Com estas novas tecnologias as crianças vão criar a oportunidade de desenvolver a sua literacia mediática, segundo Lopes, P. C. (2015) “…o conceito de literacia mediática remete para um conjunto de capacidades, de competências-chave, que permitem ao cidadão aceder, analisar, interpretar, avaliar criticamente, criar e comunicar mensagens em diversos contextos”, vão começando a questionar tudo o que vêm na Internet e a começar a filtrar o que é importante para os seus interesses, pois cada vez mais, as novas gerações ligam-se mais cedo às novas tecnologias e é necessário que saibam gerir a sua utilização.
 O grande entrave à maior utilização das TIC, é se duvida por questões económicas, mas se o material disponível for bem utilizado, será possível uma dinamização das aulas bastante produtiva para as crianças.


Obras Citadas


Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem.
Lopes, P. C. (2015). Literacia Mediática e Cidadania - uma relação garantida?
LOPES, R., RODRIGUES, F., GRAÇA, M., & MARQUES, A. (2013). Significados Scripto-Visuais nos jornais e implicações didácticas.


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